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RECOMENDAÇÕES GERAIS

BATERIAS DE BAIXA MANUTENÇÃO

As baterias de baixa manutenção são fornecidas com o eletrólito agregado internamente e estão prontas para serem usadas desde que as mesmas reúnam as condições de densidade, nível do eletrólito e voltagem, especificadas como descrito abaixo.

ROTATIVIDADE DE ESTOQUE

A armazenagem das baterias deve ser feita de tal forma que a rotatividade do estoque permita que sejam vendidas as baterias que foram produzidas primeiro (PEPS). Caso as baterias não sejam colocadas em prateleiras, faça o empilhamento das baterias leves não ultrapassando o máximo de 5 unidades. E para as baterias pesadas, empilhe no máximo 3 unidades.

REPOSIÇÃO DA CARGA EM BATERIAS NO ESTOQUE

Todas as baterias, quando estocadas, perdem progressivamente a sua carga, sendo que no verão esse processo é mais intenso. Portanto, é necessária a revisão periódica do estoque para submeter à recarga todas as baterias novas que estejam com a sua voltagem ao redor de 12,35 Volts ou densidade entre 1.225 e 1.235 g/l à 27°C, antes de instalá-las.

LOCAL DE ESTOCAGEM DAS BATERIAS

O local de estocagem de baterias deve ser seco e ventilado, longe dos raios solares ou fontes de aquecimento, pois quanto maior a temperatura do ambiente, maior será a sua auto-descarga em estoque.

BATERIAS FREE - LIVRE DE MANUTENÇÃO

São baterias automotivas de concepção moderna que tira do usuário a obrigação de efetuar manutenção periódica no tocante à adição de água. Essas baterias são hermeticamente fechadas e providas de pequenos orifícios para escape dos gases, não permitindo que o usuário efetue leituras de densidade do eletrólito.

O seu estado de carga é verificado através da leitura de voltagem entre os polos terminais, como mostrado a seguir;
 

Para se saber a densidade, mede-se a voltagem (tensão) entre os pólos e calcula-se a densidade pela equação abaixo:
 

D= densidade em g/l (gramas por litro)
V= voltagem (tensão)
X= número de células (elementos)
0,84= constante

 

D = V - 0,84 / X


Ex.: Voltagem igual a 12,40 Volts, divide-se por “X” número de
células (elementos) da bateria e subtrai-se a constante 0,84.
D = 12,40 - 0,84 / 6
D = 2,067 - 0,84
D = 1,227 g/cm³ = 1.227 g/l

RECOMENDAÇÕES GERAIS: Instalação, Falhas e Garantia.

INSTALAÇÃO DA BATERIA NO VEÍCULO

A) Cada veículo opera com uma bateria especifica, portanto, instale a bateria correta para cada veículo.
B) Instale somente baterias à plena capacidade de carga 1.275 ± 5 g/l e tensão mínima de 12,60 (medir a bateria após 3 horas do final da carga).
C) Esteja seguro de que os cabos e terminais estão em bom estado e limpos, e que a correia do alternador está bem esticada. A bateria deverá ser fixada de acordo com dimensões do suporte para evitar danos à bateria e acidentes como: curto-circuito, incêndios, vazamentos e etc.
D) Verifique a polaridade dos cabos antes de efetuar a ligação; se a mesma for invertida danificará seriamente os componentes elétricos do veículo. Ligue por último o cabo da massa negativo (-).
E) O regulador de voltagem do veículo deverá estar entre 13,80 V (mínimo) com todos os consumidores ligados, e 14,50 V (máximo) com todos os consumidores desligados, sendo que o ideal é 13,90 V.
“Em veículos com sistemas elétricos antigos (gerador) e todos os consumidores ligados, a tensão mínima admissível do regulador de voltagem deverá ser igual a 13,20 V, desde que, no teste de equilíbrio elétrico, a corrente esteja positiva”.
F) Recomende ao proprietário uma verificação periódica, principalmente em relação ao nível do eletrólito, quando a bateria for com acesso. Este, sempre que for necessário, deverá ser completado, sem extravasar, com água destilada, no máximo 20 mm acima do separador.
G) Quando a bateria for da linha Free (sem acesso) verificar a cada 3 meses o nível de eletrólito através do densímetro (olho mágico) ou verificar na etiqueta, indicação correspondente ao peso da bateria.

ALGUNS DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DE FALHAS DAS BATERIAS EM USO

A) Descarga de bateria (carga insuficiente) - motivos:
- Bateria instalada sem estar à plena capacidade de carga;
- Deficiência no sistema de carga do veículo (verificação do regulador de voltagem/alternador);
- Uso intensivo da partida;
- Faróis acesos ou rádio ligado durante longos períodos com o
veículo parado;
- Curto-circuito no sistema elétrico;
- Veículo com dínamos (ex.: Fusca);
- Veículos parados por longos períodos.

 

B) Sobrecarga da bateria (excesso de carga): o único motivo desse problema reside em estar o regulador de voltagem acima do especificado, em condições normais e alta rotação, liberando uma corrente excessiva que aumenta a temperatura interna da bateria, fazendo evaporar intensamente a água contida no eletrólito, danificando consequentemente e irremediavelmente os componentes internos da bateria, pelo efeito da temperatura e da concentração do ácido do eletrólito, em alguns casos, ocorrendo vazamento do líquido pelo respiro.

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OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
ÍTENS DOS TERMOS DE GARANTIA

- Em alguns veículos tais como Besta, Topic e Sprinter, de uso em lotações, entre outros, a bateria é prejudicada pelo excesso de calor gerado no local da instalação, diminuindo consideravelmente a sua vida útil. A revisão periódica nesses casos deverá ser mais cuidadosa e com maior freqüência. A garantia nessas aplicações será de 6 meses a partir da data da venda. Ao se utilizar a bateria em veículos a gás natural ou industrial, inclusive empilhadeiras, verificar o nível da solução, no máximo, a cada 60 dias.


- Não é recomendada a aplicação da Zoche Livre de Manutenção em veículos que geram muito calor no local de instalação ou como fonte principal de energia. A finalidade da bateria é a partida do veículo; esporadicamente, pode ser utilizada como fonte de energia com outras finalidades, mas seu uso contínuo danifica a bateria precocemente. Veículos militares, como a Blazer, que utilizam o sistema giroflex de identificação visual, rádio de comunicação e faróis acesos, normalmente danificam a bateria com pouco tempo de uso. Nesses casos, a BATERIA ZOCHE FREE - LIVRE DE MANUTENÇÃO, se instalada, terá garantia de 6 meses a partir da data da venda.
 

- Em utilizações tais como sistemas de som de alta potência, TVs e unidades estacionárias (UPS), a garantia será de 3 meses a partir da data da venda. Essa observação é válida para toda a linha automotiva. Para estas aplicações recomendamos a Linha VIP SOUND e ou Estacionária.
 

- Quando os equipamentos/acessórios originais forem trocados ou acrescentados alterando a potência consumida, deve-se redimensionar o sistema elétrico, inclusive a bateria.
 

- Veículos que utilizam 2 baterias (sistema 24V) sempre utilizar conversor 24V/12V para alimentar os equipamentos/acessórios 12V para evitar o desequilíbrio das baterias provocando sobrecarga em uma bateria e subcarga em outra.
 

Obs: Sempre trocar as duas baterias ao mesmo tempo.

GARANTIA

ZOCHE - Livre de Manutenção 12 Meses

Trata-se de uma vantagem adicional oferecida ao consumidor. Para que tenha validade é imprescindível o acompanhamento do Certificado de Garantia, sem o qual a garantia não terá efeito.

1) Preencha as informações no momento da compra. A perda do Certificado ou o não preenchimento das informações implicará na perda da garantia.

2) Antes da instalação, exija a verificação do alternador, regulador de voltagem e corrente de fuga.

3) Baterias utilizadas em sistema estacionário tais como: alimentação de TV, Rádio, Som, Etc., terão garantia de apenas 3 meses a partir da data de venda.

4) Prazo de garantia é de 12 meses, sendo 3 meses de garantia legal e 9 meses de garantia contratual com o fabricante, exceto para veículos Besta, Topic, Blazer de uso militar na qual a garantia é de 6 meses, sendo 3 meses de garantia legal e 3 meses de garantia contratual com o fabricante.

5) Na substituição, o prazo de garantia da bateria substituída é o complemento da garantia total da bateria substituída considerando-se o mínimo legal de 3 meses de garantia.

6)  Caso haja suspeita de que sua bateria esteja com problema, o usuário deverá se dirigir ao revendedor ou distribuidor mais próximo. Somente eles estão autorizados a examinar, reparar ou substituir o produto no prazo de garantia, se a reclamação for procedente.

7) A garantia não será concedida caso se constate algum motivo mencionado entre aos defeitos improcedentes, assim como o descumprimento das instruções que constam no certificado de garantia.

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